BEM-VINDO AO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO NUNES

A Escola Sede do Agrupamento recebeu os primeiros alunos em 1973 ainda com a denominação de ciclo de Arcozelo e comportando apenas alunos de anos de escolaridade correspondentes ao atual 2º ciclo. No ano letivo 2000/2001, extingue-se o Agrupamento Horizontal de Escolas de Arcozelo e surge o Agrupamento Vertical de Escolas Gonçalo Nunes. No ano letivo 2007/2008, torna-se um agrupamento com cerca de 2800 alunos, ao integrar o extinto Agrupamento Horizontal de Escolas Gonçalo Pereira, passando para 14 Unidades Educativas. Atualmente,  o Agrupamento é constituído por dez unidades educativas.

Informam-se todos os encarregados de Educação, que se encontram afixadas, até às 18h do dia 23 de julho, na Escola Básica Gonçalo Nunes, as listas de crianças e alunos admitidos para frequência da Educação Pré-escolar e do 1º ano do Ensino Básico, no ano letivo 2021/2022, neste Agrupamento de Escolas.

manuais.JPG

Torneio Individual de Ténis de Mesa

Esta atividade do grupo de Educação Física continua a ser consolidada nesta escola, estando já na sua terceira edição. Este evento desportivo procurou dar resposta a dois grandes objetivos: O primeiro, proporcionar a todos os alunos da escola a possibilidade de conhecer e praticar sob forma competitiva esta modalidade desportiva, que se apresenta como uma alternativa aos restantes desportos lecionados nas aulas da disciplina de Educação Física. O 2º objetivo, foi, para além do convívio e da prática da modalidade, permitir aos alunos que fizeram parte do grupo/equipa de Ténis de Mesa que demonstrassem as competências adquiridas nos treinos do clube de Ténis de Mesa do Desporto Escolar, quer como praticantes, quer como árbitros.
O torneio decorreu no dia 8 de julho de 2021, no pavilhão desportivo da escola, e foi coordenado pelo professor Rui Cerqueira com a colaboração dos professores José Jaime Carvalho e Maria Luísa Machado.
Esta atividade teve a participação de um total de 44 alunos e 15 árbitros distribuídos por 3 escalões – Infantis femininos, Infantis A masculinos e, Infantis B masculinos.
Os jogos dos Infantis femininos decorreram da parte da manhã, das 10h00 até às 11h15, os dos Infantis A masculinos das 11h30 às 13h05 e, os jogos dos Infantis B masculinos decorreram da parte da tarde, das 14h30 às 16h30.

CARTAZ TORNEIO TÉNIS DE MESA
CARTAZ TORNEIO TÉNIS DE MESA

CARTAZ TORNEIO TÉNIS DE MESA
CARTAZ TORNEIO TÉNIS DE MESA

1/8

A competição foi dividida em duas fases diferentes, uma 1ª fase em que os alunos foram distribuídos por grupos e jogavam num sistema de todos contra todos para ser atribuída uma classificação ordenada. Após esta ordenação, os alunos apurados jogavam numa 2ª fase, num sistema de eliminatórias até apurar os oito melhores alunos.Foram atribuídas medalhas aos 8 primeiros classificados e diplomas de participação a todos os alunos. Os prémios foram entregues pela Diretora do Agrupamento e pela Coordenadora do Departamento de Expressões.Os jogos decorreram sem assistência de público, devido às regras de segurança e higiene emanadas pela DGS, relativamente à COVID-19.A reação e motivação dos alunos para a participação foi muito boa e o ambiente competitivo foi bastante saudável e de grande colaboração entre todos os intervenientes, tendo todos os alunos jogado com muito respeito uns pelos outros e também pelas decisões de arbitragem.

image.png

O concurso de poesia “Falar de Água com Amor” é um desafio lançado todos os anos por ocasião do dia de São Valentim às escolas básicas do concelho de Barcelos.

Esta iniciativa pretende que os alunos assinalem esta data comemorativa com um poema recheado de sentido e ao mesmo tempo fomentar nos mais jovens o gosto pela escrita e pela leitura. A poesia deverá ser original, criativa, coerente, pertinente ao tema, bem como conter as palavras "Água" e "Barcelos".

A cada ano, os melhores poemas são expostos à comunidade local e a Águas de Barcelos premeia os seus autores, bem como a escola do aluno vencedor.

É com muito orgulho que o nosso Agrupamento recebeu dois prémios pela escrita dos alunos:

1º prémio - Gonçalo Miguel Maciel, 3ºC,EB de Abade de Neiva, Professor Rui Ribeiro.

2º prémio - Matilde Abreu Pimenta,  4ºF, EB de Arcozelo, Professora Marina Coelho.

Muitos parabéns a todos os participantes e aos vencedores!

O Agrupamento de Escolas Gonçalo Nunes esteve muito bem representado na 38.° Feira do Livro de Barcelos, pelos alunos do Centro Escolar de Arcozelo/Biblioteca Escolar António Torrado.

É com muito orgulho que felicito os nossos alunos que uma vez mais brilharam em palco, quer na representação quer na declamação de textos do poeta António Torrado que é o patrono da biblioteca deste Centro Escolar.

Parabéns às Professoras Marina Coelho, Joana Bogas e Cláudia Faria pela dedicação, entrega e pelo excelente trabalho.

38.ª Feira do Livro - Participação de Alunos
38.ª Feira do Livro - Participação de Alunos

Declamação de poemas
Declamação de poemas

Professoras, Diretora, Dra. Armandina ....
Professoras, Diretora, Dra. Armandina ....

38.ª Feira do Livro - Participação de Alunos
38.ª Feira do Livro - Participação de Alunos

1/4

3
3

1/10

A Escola Básica de Arcozelo  participou, mais uma vez, nas "Olimpíadas da Cidadania e do Património". As 3 turmas do 4º ano meteram mãos à obra e abraçaram esta empreitada. Resultado: a turma 4ºH venceu a nível concelhio, tendo a turma 4ºF ficado em 2º lugar e a turma 4º G em 3º.  As duas primeiras tumas receberam os merecidos prémios depois de uma animada sessão online em que puderam contactar com outras turmas da CIM - Cávado. No dia 1 de julho a Sra. Vereadora da Educação e Cultura, Dra. Armandina Saleiro e a  Sra. Diretora do Agrupamento de Escolas Gonçalo Nunes, Professora Luísa Vilas Boas, deslocaram-se à escola para procederem à entrega de prémios às duas turmas. Todos os alunos das duas turmas receberam uma merecida medalha e um Kit de Xadrez. Estão todos de parabéns!

PARTICIPAÇÃO DA ESCOLA NO CONCURSO "PEQUENOS GRANDES POETAS"

As turmas 4F, 4G e 4H representaram a nossa escola no Concurso "Pequenos Grandes Poetas", sendo que as turmas 4F e 4H participaram na modalidade de Declamação e a turma 4G na modalidade de Poema Inédito. Não vencemos, mas isso não nos demoveu de querer continuar a participar. A participação, por si só já é uma experiência enriquecedora. E como tal, as alunas que participaram receberam das mãos da nossa Diretora do Agrupamento um merecido Diploma de Participação. Aqui fica o registo desse momento. Parabéns a todos.

1/3

Este ano a turma do 1º F de Aldão, em articulação com a psicóloga Antónia, no âmbito do Programa “Educação para as Emoções” -  AMAR 21, fez a dramatização da história "Arco-Íris, o mais belo peixe dos oceanos", para o concurso "Conta-nos uma história". A gravação do vídeo foi feita por uma Enc. de Educação.

Dando seguimento a esta história, os alunos elaboraram um livrinho em forma de peixe, para o concurso "Livro-objeto", em colaboração com a biblioteca do agrupamento (o prof. José Manuel Oliveira fez o vídeo e os arranjos e inscreveu a turma no concurso). 

Apesar de os vídeos não serem os selecionados nos concursos, os alunos ganharam pela experiência do trabalho realizado.

Agradeço o empenho de todos os colaboradores, pois foi um trabalho de articulação entre a prof. titular, a psicóloga, o bibliotecário, uma Enc. de Educação e o mais importante, os alunos.

A turma do 3ºE, da Escola Básica de Vila Boa foi vencedora a nível municipal, , na categoria de 1º Ciclo do Ensino Básico, nesta 11ª Edição do Concurso No Poupar Está o Ganho. Muitos parabéns!

unnamed.jpg

Fundação Dr. António Cupertino de Miranda

face.PNG
zero.PNG
equiv.PNG

És aluno do 6º ano?  VÊ ESTE VÍDEO.

1/7

Concurso Pequenos Grandes Poetas

Decorreu no Auditório da Biblioteca Municipal de Barcelos, nos dias 18 e 19 de junho, a 8ª edição do Concurso “Pequenos Grandes Poetas”. É um concurso destinado a todos os alunos do concelho de Barcelos, desde o pré-escolar ao ensino secundário. 

O nosso Agrupamento de Escolas esteve muito bem representado com a Angela Reis Matos do 1.º ciclo, Carolina Alves Apolinário do 2.º Ciclo e a Maria Fernanda B. Zuany do 3.º Ciclo, na modalidade de Poema Inédito. Já na modalidade de Declamação fomos representados pela Margarida Soutelo Gomes do Pré-Escolar, a Matilde Abreu Pimenta e Joana Filipa Faria Pina do 1.º Ciclo, a Francisca Correia Oliveira do 2.º Ciclo e a Letícia Trindade Miranda pelo 3.º Ciclo.

As alunas Carolina Alves Apolinário e Francisca Correia Oliveira foram as vencedoras das suas categorias, tendo vencido, respetivamente, o prémio melhor poema inédito do 2.º Ciclo e o prémio melhor declamação do 2.º Ciclo.

 Parabéns a todos os alunos que participaram e a todos os professores que se envolveram nesta atividade de articulação.

8.png

Concurso Declamação

O Concurso de Declamação de Poesia foi uma atividade desenvolvida pelo Departamento de Línguas em articulação com a Biblioteca Escolar.

Esta iniciativa serve também como fase eliminatória para o Concurso Pequenos Grandes Poetas.
Ontem procedemos à entrega dos prémios aos alunos vencedores do concurso, feita pela nova diretora do Agrupamento de Escolas Gonçalo Nunes, Luísa Vilas Boas.


Parabéns a todos os alunos que participaram.

O Agrupamento Gonçalo Nunes estará presente na final do Concurso Nacional de Leitura 2020/2021, que se realizará no próximo dia 19 de maio, prova escrita de pré-seleção à distância para apuramento dos alunos que irão no dia 5 de junho à Prova de Palco a realizar em Oeiras, com o aluno Afonso Silva Coelho da turma 6º J, que obteve o 1º lugar na classificação na fase intermunicipal, no dia 22 de abril. Participou, ainda, nesta fase intermunicipal a aluna Sara Filipa Lourenço de Sousa da turma 6º B, que alcançou um brilhante 3º lugar com direito a menção honrosa.

Os maiores parabéns aos alunos e a todos quantos contribuíram para esta brilhante participação.

1/4

"Comemoração do "Dia Nacional da Floresta" .

A nossa escola, embora em tempo de pandemia, não deixou de promover o interesse de plantar uma árvore. 

Os docentes que acompanham os alunos, que se encontram a frequentar a escola, envolveram-se no projeto, promovido pela CMB (departamento do Ambiente) e em articulação com o Clube da Floresta plantaram duas árvores. 

Os alunos envolveram-se na atividade denotando-se muita emoção e satisfação.

covid-19 - recomendações aos pais.jpg
selfie.PNG

Porque a vida não para, as Escolas Públicas preparam-se para o seu melhor, em competências digitais.

A SELFIE é uma iniciativa da Comissão Europeia e é financiada através do Programa Erasmus.

É uma plataforma gratuita para todas as escolas e será a alavanca para retratar cada escola e permitir planificar o futuro com competências digitais dos alunos e dos professores!

No AGRUPAMENTO GONÇALO NUNES, motivamos a participação de todos, deste modo:

18 set
01out
08out
08 out
09 out
30 out
30 out
06 nov
12 nov
12 nov
16 nov
17 nov
20 nov
27 nov
05 dez
27 nov
04 mai
08 mai
02 jun

Contratação de Escola - Horário Nº 40

Logo_Excel-pt.png

Contratação de Escola - Horário Nº 37

Logo_Excel-pt.png

Contratação de Escola - Horário Nº 29

Contratação de Escola - Horário Nº 28

Contratação de Escola - Horário Nº 24

 Contratação de Escola - Horário Nº 22

Oferta de Contratação de Escola - Horário Nº 23 - 2020/2021

Técnico Especializado - Psicólogo

Contratação de Escola - Horário Nº14

Procedimento concursal comum de recrutamento para a contratação em regime de contrato a termo resolutivo para a carreira e categoria de assistente técnico, tendo em vista a constituição de reserva de recrutamento, para assegurar necessidades transitórias.  

05 jun
09 set
22 set
13 out

Oferta de Contratação de Escola - Horário Nº 16 - 2020/2021

Técnico Especializado - Psicólogo

Procedimento concursal comum para o preenchimento de 3 (três) postos de trabalho no Agrupamento de Escolas Gonçalo Nunes na modalidade de relação jurídica de emprego público por tempo indeterminado, restrito a candidatos abrangidos pelo programa de regularização extraordinária de vínculos precários (PREVPAP)

Procedimento concursal comum de recrutamento para a contratação em regime de contrato a termo resolutivo para a carreira e categoria de assistente operacional, tendo em vista a constituição de reserva de recrutamento, para assegurar necessidades transitórias

23 out
03 nov
Hino do Agrupamento -
00:00 / 00:00

CONTACTOS DO ENCARREGADO DE PROTEÇÃO DE DADOS NAS ESCOLAS

De acordo com o Regulamento Geral de Proteção de Dados, e dando cumprimento a orientações superiores, indicam-se os contactos do Encarregado de Proteção de dados nas escolas:
DSRN: Esmeralda Diegues Nascimento
rgpd.dsrn@dgeste.mec.pt
Telef. 225191900
Morada: Rua António Carneiro, 98, 4349-003 Porto