LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO DIGITAL - LED
A instalação de um LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO DIGITAL (LED) na Escola Básica Gonçalo Nunes (2.º e 3.º Ciclos) visa a integração transversal das tecnologias digitais no processo de ensino e de aprendizagem.
Sempre na linha da Frente!
Os Laboratórios de Educação Digital (LED) visam a inovação educativa e pedagógica, o desenvolvimento de competências digitais, bem como a promoção da recuperação das aprendizagens, no âmbito do definido no Plano 21|23 Escola+, Eixo "Ensinar e Aprender", domínio +Recursos Educativos, sobre a ação específica "Recuperar com o Digital".
Objetivos:
-
A instalação de um Laboratório de Educação Digital (LED) na Escola Básica Gonçalo Nunes, destinado aos alunos dos 2.º e 3.º Ciclos, deverá contribuir para apoiar as escolas na integração das tecnologias digitais, no processo de ensino e de aprendizagem.
-
Pretende-se que o LED seja um espaço de suporte à aprendizagem, que proporcione a docentes e alunos o contacto e a utilização de recursos e equipamentos tecnológicos, em estreita articulação com o desenvolvimento de atividades curriculares e/ou extracurriculares.
-
Com esses recursos e equipamentos, os alunos podem realizar atividades práticas, pesquisar e organizar informação, modelar, manipular variáveis, realizar experiências, analisar resultados, automatizar processos, criar artefactos e soluções, entre outros, potenciando a sua experiência de aprendizagem e o desenvolvimento das suas competências.
-
Para apoiar estas dinâmicas pedagógicas, serão disponibilizados vários cenários/guiões de aprendizagem, entre outros materiais, aplicáveis a vários contextos disciplinares e interdisciplinares, que serão fornecidos às escolas para que os professores possam, a partir destes exemplos, criar/adaptar os seus próprios cenários e implementá-los com os seus alunos.
LED do Agrupamento:
LED 2: Equipamento comum + Área da Programação e Robótica + Área Artes e Multimédia.
Este tipo de LED é constituído por três áreas: Área Comum, Área da Programação e Robótica e Área das Artes e Multimédia.
Kit Programação e Robótica
Este kit privilegia componentes que promovam o desenvolvimento de projetos associados à programação e robótica em diferentes contextos. Para um contexto básico de utilização foram escolhidos componentes (placas eletrónicas de desenvolvimento simples e rápido) que permitem o trabalho individualizado dos alunos. Integrou-se também um conjunto de sensores, com o intuito de promover a evolução da dificuldade e complexidade dos projetos.
Para um contexto avançado foram selecionadas placas Arduíno, complementadas com sensores, placas de suporte ao desenvolvimento e sensores de temperatura resistentes à água. Conhecidas pela sua capacidade de suportar projetos relacionados com a robótica e a programação, as placas baseadas no Arduíno são uma referência no desenvolvimento da programação intermédia e avançada, nas áreas da eletrónica, programação e da robótica.
Kit Artes e Multimédia
Este kit foca-se no desenvolvimento de projetos com componentes de áudio, vídeo, tratamento de imagem e de desenho digital. Assim, inclui um kit Choma Key com 5 fundos e um sistema de iluminação, uma mesa de mistura vídeo com 2 entradas e transições, uma placa de entrada vídeo para PC – adicionando uma nova fonte de informação, um controlador stream para realização e produção (muito utilizado para composição de vídeo em direto), um kit de duas colunas, acompanhadas com uma mesa de mistura de áudio de 8 entradas (também útil para ligar os 2 kits de microfones + tripés também neste kit), duas máquinas fotográficas para trabalhos de imagens (com capacidade de gravação vídeo 4K), associando-se 2 microfones de máquinas fotográficas externos.
Este kit apresenta também uma máquina de vídeo com qualidade semiprofissional para projetos mais complexos. Tem, ainda, um teleponto que imprime dinâmicas que apelam ao desenvolvimento de outras competências transversais e 2 microfones sem fios com ligação simples, um gravador áudio profissional para entrevistas e recolha de sons – já com cartão SD e, em complemento à área artística, mesas digitalizadoras com canetas, 4K e Bluetooth, permitindo diferentes desenvolvimentos de produção gráfica.
O Coordenador
Eugénio Ribeiro